menu

FAQs

FAQ’s

 

1 - Quem se pode inscrever no Programa de Incubação de Retalho?

Qualquer entidade ou pessoa singular, desde que cumpra os restantes critérios definidos no Regulamento.

 

2 – De que forma devo apresentar a minha ideia?

A ideia deverá ser apresentada à APCC através do preenchimento do formulário que se encontra no site da Associação em www.apcc.pt. É possível remeter uma apresentação com 5 slides, em PDF ou Powerpoint e uma memória descritiva da ideia até 500 caracteres. No momento “Speed Dating”, cada candidato deverá apresentar a sua ideia durante 3 minutos a cada membro do júri constituído para o efeito, havendo uma votação para serem encontrados os Cinco projetos que passam ao momento “Final Pitch”. No momento  “Final Pitch”, o candidato deverá usar uma apresentação de slides ou multimédia, não devendo o total da apresentação ultrapassar os 10 minutos.

 

3 - Posso delegar em alguém a apresentação da minha ideia?

Sim, desde que o representante seja portador de procuração adequada para o efeito.

 

4 - Posso apresentar mais do que uma candidatura?

Sim, desde que digam respeito a conceitos distintos.

 

5 – Posso desistir do processo de candidatura?

Sim, desde que informe a APCC e, sendo candidato selecionado para a Sessão Final, cumpra as regras estabelecidas no Regulamento.

 

6 – Já participei em edição anterior do PIR com o mesmo projeto. Poderei voltar a submeter a mesma candidatura?

Sim. Porém, a candidatura passará por uma avaliação adicional, considerando o percurso na edição anterior em que foi apresentada, e as eventuais alterações que tenham sido inseridas pelo candidato.

 

7 – Já participei em edição anterior do PIR, mas agora irei submeter uma candidatura diferente. Poderei participar?

Sim, sem qualquer restrição.

 

8 – Quais os principais requisitos que a minha ideia de negócio deverá ter para ser selecionada e passar à próxima fase?

Todos os requisitos para análise e pré-seleção, encontram-se definidos no Regulamento. Inovação, originalidade, omnicanalidade, exequibilidade da ideia em ambiente de Centro Comercial e sustentabilidade, são os principais critérios a considerar.

 

9 – Quais os Centros Comerciais Presentes na Apresentação, caso a minha ideia seja selecionada para essa última fase?

Qualquer um dos grupos Proprietários/Gestores, membros da APCC, poderá estar representado na avaliação das apresentações na 3.ª Fase – “Speed Dating” & “Final Pitch”.

 

10 – Qual o papel da APCC no Programa de Incubação de Retalho?

A APCC é uma organização institucional que representa a indústria portuguesa do retalho imobiliário, sendo a entidade promotora e organizadora do Programa, e constituindo-se apenas como a plataforma para que os candidatos apresentem as suas ideias ao sector, não exercendo qualquer intervenção no processo negocial ou na fase posterior a este.

 

11 – Poderei não ter atividade aberta no momento da apresentação da ideia?

Sim. Porém, a ser selecionado, o candidato deverá cumprir todas as formalidades legais e fiscais, bem como o tratamento de todas as patentes (se aplicável), para desenvolvimento da atividade proposta.